Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Print Screen - Sem segredos

Hoje iniciaremos mais uma categoria no blog: Aplicativos. Aqui pretendo recomendar uma variedade de aplicativos interessantes e bastante funcionais que sempre vem a calhar em nossas atividades diárias na frente de um computador.

Para começar com chave de ouro, vamos conhecer um aplicativo que substitui a tão simplória funcionalidade do Windows (o botão Print Screen), o aplicativo PrtScr.

Muitas pessoas atualmente ainda utilizam o botão print screen da seguinte maneira: pressionam o botão, abrem o paint brush, colam no paint e salvam a imagem. E pior, a salvam em *.BMP, o que faz o tamanho da imagem crescer consideravelmente. E é exatamente isso que o PrtScr faz, elimina toda essa dificuldade de uma simples captura de tela.

Bom chega de papo e vamos lá. Baixe o aplicativo clicando no link abaixo e posteriormente em download:


 Após o download, abra o arquivo para iniciar a instalação, que aliás, não tem segredo, é Next - > Next - > Next -> Next. E ao final clique em Finish para terminar a instalação.

**Entendendo o aplicativo**

Pressione o botão de Print Screen do teclado e perceba que em sua tela surgirá uma pequena flecha e um menu de controles, para que você possa selecionar exatamente o que quer capturar na tela. Os comandos são:


Desenho a mão livre: Enquanto pressiona o botão direito do mouse, perceba que uma linha em vermelho acompanhará a seta. Você poderá fazer o desenho que quiser, pois tudo sairá na imagem capturada. Dica: se pressionar o botão do teclado AltGr (Alt à direita da barra de espaço), você desenhará em forma de quadrado.


Recortando a Imagem: Enquanto pressiona o botão esquerdo do mouse, perceba que estará recortando exatamente o que queres capturar. O resultado final será uma imagem com ênfase no que você recortou e embaçada ao fundo. Dica: se pressionar o botão Ctrl, o recorte sairá em forma de quadrado.


Vamos agora explanar as funcionalidades do programa.

Tittle: nome do arquivo
Comment: algum comentário que você queira adicionar a imagem capturada.
To Desktop: salva o arquivo no desktop com o nome incluso no Tittle
Save as...: A velha e conhecida tela de 'Salvar Como'. Nela você pode escolher um nome, e salvar nas opções de JPG, BMP ou PNG.
Email: Abre uma nova mensagem em seu cliente de email, com a imagem anexada.
Edit: Abre a imagem em um editor de imagens padrão do Windows.
Print: Abre uma janela de opções referente a impressão da imagem capturada.
To Clipboard: deixa a imagem na área de transferência, é como se você tivesse pressionado Ctrl C. É útil quando for colar a imagem direto em um email ou algum editor de imagens.
Discard: Descarta a imagem capturada

Uma mão na roda hein?!?! 
Bom é isso, espero que tenham gostado do aplicativo...