Páginas

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Conhecendo o Raspberry Pi

         E ae pessoal.
        Enfim chegou o meu RPi, e a partir de hoje estarei publicando alguns tutoriais que poderão ser úteis na configuração do seu Raspberry Pi B+.



        Mas o que é o Raspberry Pi ?
        É um computador de baixo custo, do tamanho de um cartão de crédito, que pode ser plugado no monitor ou na TV e utiliza mouse e teclado. É um pequeno dispositivo que possibilita que pessoas de qualquer idade, possam explorar a computação e a programação. É também capaz de fazer qualquer coisa que um computador desktop faria (respeitando suas limitações tecnológicas, é claro), como navegar na internet, rodar vídeos de alta definição e claro, rodar GAMES.



        Mesmo sendo um produto que foi desenvolvido com finalidade educacional, logo acabou caindo no gosto de várias pessoas devido a sua grande flexibilidade e principalmente devido ao seu baixo custo. No Brasil e no mundo, o pequeno dispositivo ficou famoso pela capacidade de rodar vídeos de alta definição, logo, as pessoas começaram a utilizá-lo como Media Center e/ou Torrent box. É o meu caso.

Fonte: geekhack.org


      Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Raspberry Pi (site original do produto em inglês)
       No link acima, você irá encontrar vários modelos do RPi. O modelo que comprei foi o Raspberry Pi B+ (última versão) e conta com as principais características:

  • 4 portas USB
  • GPIO com 40 pinos
  • Entrada para cartão MicroSD
  • Saída de áudio
  • Saída HDMI
  • Rede Ethernet (RJ45)
  • 512MB RAM

        Para um computador do tamanho de um cartão de crédito, é excelente, não?
        Bom, chega de conversa e vamos iniciar os trabalhos. Com o seu RPi em mãos, vamos iniciar a instalação de um sistema operacional para ver como tudo funciona.


Parte 1: Instalando o sistema operacional. (Em breve)